Mastering Enterprise Engineering for Digital Transformation


Pós-graduação em Sistemas de Informação

Diploma de Formação Avançada

Instituto Superior Técnico

3º ciclo de Bolonha

O novo curso de Pós-Graduação em Sistemas de Informação (POSI) surge como resposta aos desafios que se apresentam atualmente às organizações perante as Transformações Digitais das suas Empresas e Setores de Negócio propondo-se capacitar os profissionais para as melhores práticas de Engenharia Empresarial para a Transformação Digital.

O curso tem como objetivo primordial desenvolver nos quadros superiores empresariais competências indispensáveis para lidar com os problemas com que as suas empresas se confrontam nesta segunda década do século XXI, caracterizados por contextos crescentemente mais exigentes do ponto de vista de agilidade, eficácia, eficiência, inovação, motivação e sustentabilidade e implicando ritmos elevadíssimos de decisões individuais e coletivas respeitantes à gestão e às operações do negócio.

Um dos contributos do POSI advém do ambiente multidisciplinar dos alunos, da riqueza de experiências de vida que têm, e do facto de que, ao trabalharem em grupos diversos ao longo do ano, adquirirem capacidades reforçadas de diálogo, disciplina, espírito de equipa, liderança e respeito pelos outros e solidariedade, componentes comportamentais cada vez mais relevantes no mundo de hoje.

Na liderança do novo ambiente digital nas empresas e organizações!

Diploma e Créditos: O POSI confere um Diploma de Formação Avançada do IST ao abrigo do 3º Ciclo do Processo de Bolonha, com 58,5 créditos ECTS (European Credit Transfer System).

Curso do Técnico Operacionalizado pelo Consórcio POSI, constituído entre o IST e o INESC.

Lançamento: 27 de dezembro de 2016

Próxima Edição, início em Abril 2017, com vagas limitadas.

Coordenação: Prof. Dr. José Manuel Tribolet

Com a participação: IDC - International Data Corporation

Destinatários


O curso POSI tem como objetivo desenvolver as competências necessárias para lidar com os problemas e decisões complexas inerentes à gestão e operação das organizações numa perspetiva de engenharia de sistemas. Este novo curso surge assim como resposta aos desafios que se apresentam atualmente às organizações, e está construído sobre 17 anos de aprendizagem e de parceria entre o DEI (Departamento de Engenharia Informática), o Instituto Superior Técnico, e as empresas.

O curso destina-se a profissionais cujas atividades e responsabilidades envolvem diretamente relações estratégicas com dependências vitais dos Sistemas de Informação das suas empresas, face ao que necessitam de adquirir uma formação técnica sólida, séria e atualizada sobre as Tecnologias Digitais e a forma como estas se relacionam com a organização e os negócios.

Os requisitos fundamentais para a frequência do POSI são a experiência, maturidade e capacidade profissional do candidato, que tem em conta quer a formação de base, nomeadamente de nível superior e universitária, quer pelas competências adquiridas pelo seu exercício profissional ao longo da vida.

Na realidade, ao longo dos quase 20 anos de funcionamento do POSI, cerca de 25% dos diplomados tem formação base na área das humanidades e ciências sociais, com responsabilidades em domínios profissionais que envolvem conhecimentos e capacidades no domínio dos SI. E só cerca de 25% são profissionais especializados em engenharia informática, que retiram deste curso capacidades alargadas de compreensão dos domínios empresariais e de diálogo com especialidades e sectores de responsabilidade diversos. Os restantes 50% são alunos cuja formação tem valências matemáticas e científicas e que de alguma forma trabalham em e trabalham com sistemas informáticos nas suas empresas.

Objetivos


O curso de Pós-Graduação em Sistemas de Informação (POSI) apresenta-se como uma nova plataforma de conhecimentos imprescindíveis para a adaptação das empresas às novas e crescentes exigências do mercado do século XXI, através de uma preparação sólida e séria nos domínios da engenharia e dos sistemas de informação empresariais.

A Especialização em Engenharia Empresarial é um curso de Pós-Graduação em Sistemas de Informação do IST que desenvolve as competências necessárias para lidar com os problemas e decisões complexas inerentes à gestão e operação das organizações numa perspetiva de engenharia de sistemas.

Os tópicos do POSI incluem:

  • Arquitetura empresarial
  • Teoria dos sistemas, engenharia dos sistemas e modelação conceptual
  • Gestão e organização
  • Sistemas e tecnologias digitais
  • Técnicas, métodos e normas
  • Seminários

Com estas bases os alunos adquirirão novas capacidades e fluência intelectual e profissional nas seguintes vertentes:

  • Governação, Arquitetura, Operações e Controlo dos Negócios
  • Processos, Informação e Serviços e seu alinhamento
  • Infraestruturas e Sistemas empresariais
  • Transformação e Gestão da Mudança
  • Aprendizagem sobre temas associados à Organização Digital

Organização do curso


As sessões das unidades curriculares decorrem nas manhãs e tardes de sexta-feira e sábado, entre as 09:00 e as 17:00, e têm, por norma, uma carga letiva de 27 horas, divididas em 9 sessões semanais de três horas cada.

Algumas unidades curriculares são complementadas por aulas de apoio pontuais que são utilizadas para complementar a formação teórica e que se realizam entre as 17:30 e as 19:30. A avaliação de conhecimentos decorre após término das aulas de cada trimestre.

Os objetivos, programas, métodos de avaliação e docentes responsáveis para todas as unidades curriculares, estão resumidos na estrutura curricular.

Os aspetos relacionados com procedimentos de organização interna estão resumidos no manual de procedimentos (a disponibilizar aos alunos).

Unidades Curriculares


O POSI é composto por quatro módulos curriculares e uma unidade curricular transversal:

Arquitetura Empresarial

Apresentará matérias relacionadas com a Organização, o processo de gestão, numa perspetiva de aplicação e utilização dos artefactos informacionais no desenvolvimento da Organização Digital em Rede e que proporcionará aos alunos a oportunidade de, através da construção de Casos Práticos, desenvolverem competências sobre sistemas de informação e a sua influência essencial para a transformação em Organizações Digitais usando processos de engenharia e tecnologias.

Engenharia Empresarial

Através de métodos e técnicas de engenharia, designadamente a modelação, a ontologia e o BPM, aplicados em trabalhos, materializará os conhecimentos adquiridos em Arquitetura Empresarial.

Transformação Empresarial

Permitirão obter conhecimentos sobre os princípios de gestão aplicados nas empresas, a sua operacionalização e a aplicação de frameworks e conceitos de negócio, designadamente o Cobit 5.

Programas, Projetos, Sistemas e Tecnologias

Materializará a aplicação da engenharia informática e das tecnologias de informação, designadamente na criação da infraestrutura digital aplicada aos repositórios de informação e à extração e tratamento da informação aplicada nos processos de decisão bem como a vertente de gestão de programas, de projetos e de portfólios.

Seminários e Projeto de Monografia

Existe uma unidade curricular, de conhecimento transversal, que apresenta diversos temas relacionados sob o formato de seminários cobrindo diversas áreas como o Governance, Start-ups, Bases de Dados, Business Intelligence e outros, cujo objetivo é proporcionar conhecimento transversal aos formandos. Estes seminários serão ministrados por uma equipa docente específica.


Na figura seguinte são sumariados os principais conteúdos programáticos inerentes a cada módulo:

Módulos Curriculares Arquitetura Empresarial Seminários e Projeto de Monografia
Engenheria Empresarial
Transformação Empresarial
Programas, Projetos, Sistemas e Tecnologias

Docentes


Nome Unidade Curricular
José Tribolet Arquitetura Empresarial I, II, III
Armando Vieira
Carlos Mendes Engenharia Empresarial I, II
João Pombinho
Pedro Fontes Falcão Governação e Transformação Empresarial I
Carlos Páscoa Engenharia de Software
Governação e Transformação Empresarial II
Bruno Horta Soares Governação e Transformação Empresarial III
Pável Calado Sistemas e Tecnologias (STE)
Bruno Martins
Fernando Mira da Silva
Carlos Ribeiro
Nuno Ponces de Carvalho Gestão de Projetos
Maria do Rosário Bernardo
Maria do Rosário Bernardo Perspetivas Organizacionais da Gestão de Projetos (POG)
Paulo Guedes
José Tribolet Seminários e Projeto de Monografia (SEM)
Especialistas, académicos e/ou profissionais.

Candidatura


O processo de candidatura será acompanhado de forma personalizada com cada formando, que deverá submeter um processo completo de candidatura que deverá conter:

  • Documentação comprovativa do grau académico obtido e da respetiva classificação;
  • Certificado de Habilitações;
  • Curriculum vitae académico e profissional;
  • Duas cartas de referência preferencialmente provindas de pessoas que tenham contato com o candidato no seu meio profissional;
  • Carta de motivação, com um limite máximo de 700 palavras, com uma breve apresentação e expondo as razões que levam o candidato a querer frequentar o POSI e os objetivos que pretende atingir;
  • Uma fotografia tipo passe.