Software and Information Systems Engineering


Pós-graduação em Engenharia de Software e dos Sistemas de Informação Empresariais

Diploma de Formação Avançada

Instituto Superior Técnico

3º ciclo de Bolonha

Nova plataforma de conhecimentos imprescindíveis para a adaptação das empresas às crescentes exigências do mercado do século XXI, através de uma preparação sólida e séria e competitiva nos domínios da Engenharia de Software e da Engenharia de Sistemas de Informação.

Este curso foi desenvolvido para oferecer aos profissionais dos mais diversos sectores uma reconversão profissional e acesso a novas oportunidades de mercado nos domínios da Engenharia de Software e da Engenharia dos Sistemas de Informação Empresariais, área com elevada procura pelo mercado.

Uma nova oportunidade profissional!

Diploma e Créditos: O SISE é formalmente um curso de pós-graduação do 3º ciclo de Bolonha do IST. O percurso de continuidade para obtenção de um diploma de 3º ciclo está normalmente associado a detentores de diplomas académicos de estudos superiores e universitários. O curso SISE confere um Diploma de Formação Avançada do IST ao abrigo do 3º Ciclo do Processo de Bolonha com 39 créditos ECTS (European Credit Transfer System).

Curso do Técnico Operacionalizado pelo Consórcio SISE, constituído entre o IST e o INESC.

Lançamento: 15 de dezembro de 2016

1ª edição, início em Fevereiro 2017, com vagas limitadas.

Coordenação: Prof. Dr. José Manuel Tribolet

Destinatários


Serão preferencialmente admitidos candidatos com um grau de mestrado em qualquer campo da ciência e da engenharia, sendo admissíveis também candidatos com grau de licenciatura e currículo profissional que lhes tenha conferido maturidade, conhecimentos e capacidades para lidarem com as tecnologias.

Áreas de estudo: qualquer área de engenharia, matemática e matemática aplicada, informática de gestão, área de ciências.

Para além das áreas de estudos, este curso destina-se também a profissionais já no ativo com origem em outras áreas, mas cujas atividades e responsabilidades envolvem diretamente relações estratégicas com dependências vitais dos Sistemas de Informação das suas empresas, face ao que necessitam de adquirir uma formação técnica sólida, séria e atualizada sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a forma como estas se relacionam com a organização e os negócios.

São requisitos fundamentais para a frequência do SISE:

  • a maturidade e capacidade profissional do candidato, que tem em conta quer a formação de base, nomeadamente de nível superior e universitária.
  • os formandos deverão ter um bom domínio da língua inglesa, dado que a bibliografia primária do curso será nesta língua.

Enquadramento


Enquanto escola de engenharia do país, o Instituto Superior Técnico (IST) tem como missão contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo um ensino superior de qualidade nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Ciência e Tecnologia, nas vertentes de graduação, pós-graduação e formação ao longo da vida, desenvolvendo atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I), essenciais para o progresso do conhecimento,e para ministrar um ensino ao nível dos mais elevados padrões internacionais.

A crescente necessidade de quadros superiores, com as mais variadas formações de base e responsabilidades funcionais, levou o IST a oferecer, desde setembro de 2015, um inovador programa de formação avançada para quadros profissionais, designada como SISE - Pós-graduação em Engenharia de Software e dos Sistemas de Informação Empresariais, um curso de nível 3º Ciclo de Bolonha, cujo conteúdo curricular é descrito neste documento.

Este curso capacita os profissionais dos mais diversos sectores a entenderem os domínios da Engenharia de Software e da Engenharia dos Sistemas de Informação Empresariais, aliada às evidentes oportunidades de desenvolvimento e especialização curricular e de reconversão das carreiras profissionais por parte de um segmento cada vez mais significativo da população ativa.

Este curso do Técnico é operacionalizado pelo Consórcio SISE, constituído entre o IST e o INESC, especificamente constituído para o desenvolvimento, de forma concertada, de ações de formação na área da Engenharia de Software e dos Sistemas de Informação Empresariais (SISE).

Objetivos Gerais


O curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software e dos Sistemas de Informação Empresariais (SISE) apresenta-se como uma nova plataforma de conhecimentos imprescindíveis para a adaptação das empresas às novas e crescentes exigências do mercado do século XXI, através de uma preparação sólida e séria e competitiva nos domínios da Engenharia de Software e da Engenharia de Sistemas de Informação.

Os requisitos que serviram de pressuposto ao desenho do programa incluem:

  • Serão preferencialmente admitidos candidatos com um grau de mestrado em qualquer campo da ciência e da engenharia, sendo admissíveis também candidatos com grau de licenciatura e curriculo profissional que lhes tenha conferido maturidade, conhecimentos e capacidades para lidarem com as tecnologias.
  • O programa visa proporcionar aos alunos conhecimentos básicos em todos os domínios fundamentais ao nível da licenciatura em Ciência da Computação e Engenharia Informática.
  • O programa visa conferir profundas capacidades concetuais e profissionais, em engenharia de software e em engenharia de sistemas de informação.
  • Neste contexto, as Unidades Curriculares (UC) Fundamentos e Lógica de Programação, Sistemas Computacionais, Algoritmos e Estruturas de Dados, Bases de Dados e Modelação de Sistemas, desenvolvem competências fundamentais da Ciência da Computação e Engenharia Informática, enquanto as UC Engenharia Informática e Organizações, Sistemas de Informação Empresariais, Engenharia de Software, Integração de Sistemas, Computação Móvel, Computação Web e Business Analytics desenvolvem competências necessárias para lidar com os problemas e decisões complexas inerentes à gestão e operação das organizações numa perspetiva de engenharia de sistemas.

Ainda, como complemento, o curso prevê um conjunto de seminários que se destinam a acrescentar conhecimentos em áreas importantes da aplicação da engenharia de software e da engenharia dos sistemas de informação empresariais.

Organização do curso


O SISE é um curso intensivo com a duração de seis meses (setembro a fevereiro ou fevereiro a julho) decorrendo em média duas UC por mês.

As aulas teóricas, praticas, de projeto e estudo decorrem nas manhãs e tardes de segunda a sexta-feira das 9:00h às 18:00h.

Estas sessões decorrem durante as três primeiras semanas de cada UC sendo que a última semana é destinada à avaliação.

Unidades Curriculares


As unidades curriculares do SISE são as seguintes, todas com 15h teóricas e 15h práticas e de projeto, cada uma com a duração de 1 mês e conferindo 3 créditos ECTS (e respectivos objetivos):

Fundamentos e Lógica de Programação

Objetivo: disponibilizar conhecimentos sobre conceitos fundamentais relativos à actividade de programação, nomeadamente, algoritmo, abstracção procedimental e abstracção de dados, a programação como construção de abstracções, paradigmas de programação.


Programação em Java

Objetivo: a linguagem de programação Java: funções e métodos, classes e objetos, testes de unidade, tratamento de exceção, herança, coleções, enums, strings e arrays. A pilha de execução e a pilha de memória. Desenvolver software usando uma abordagem de teste-primeira e refatorizações, desenvolvimento test-driven.


Sistemas computacionais

Objetivo: apresentar uma Visão geral dos sistemas computacionais, desde conceitos de baixo nível (gestão de memória, processamento) a camadas superiores como os sistemas operativos e os sistemas distribuídos.


Algoritmos e Estruturas de Dados

Objetivos: apresentar uma Visão geral dos conceitos básicos sobre análise e síntese de algoritmos e estruturas de dados, focando aqueles que encontramos na maioria das bibliotecas. Adquirir noções de complexidade computacional. Aplicar estas noções na resolução de problemas práticos, tendo em conta a viabilidade, eficiência e escalabilidade. Analisar a implementação de algoritmos e estruturas de dados.


Modelação de Sistemas Empresariais

Objetivos: introduzir os conceitos fundamentais de modelação conceptual para a comunicação, análise, desenho e desenvolvimento de sistemas de informação empresariais.


Bases de Dados

Objetivo: apresentar os conceitos básicos de bases de dados relacionais, desenhar e implementar bases de dados, apresentar os conceitos de processamento de consultas e optimização e conhecer o funcionamento interno dos Sistemas de Gestão de Bases de Dados.


Engenharia Informática e as Organizações

Objetivo: o objetivo da unidade curricular é a familiarização com os:

  • conceitos fundamentais da Engenharia Informática e sua relação intrumental com as Organizações;
  • pilares base das Arquitecturas Empresariais e ao papel de AE na Governação Holistica das Organizações.


Sistemas de Informação Empresariais

Objetivo:Apreensão:

  • dos conceitos e da complexidade associada ao desenvolvimento de sistemas de informação alinhados com os objetivos, os processos e as práticas de gestão de uma organização;
  • da relação entre Arquitectura, Cartografia e Governação empresariais:
    • Apresentação da necessidade e da multidisciplinaridade envolvida na gestão de projectos de sistemas de informação;
    • Aprofundamento da concepção e prática de Arquitectura Empresarial.

Engenharia de Software

Objetivo: desenvolvimento de uma aplicação de software de grande dimensão por várias equipas de programadores. Utilização de técnicas de engenharia de software durante o desenvolvimento:

  • desenvolvimento orientado por testes
  • testar primeiro
  • programar com asserções
  • gestão ágil de projetos
  • sistemas de gestão de configuração de software
  • ferramentas de profiling
  • teste das propriedades não funcionais do código


Integração de Sistemas

Objetivo: desenvolvimento e integração de sistemas em contextos de arquitectura aplicacional. Exemplos: arquitecturas SOA, Oracle SOA BPM Suite, Biztalk, Message Queuin


Computação Móvel

Objetivo: introdução à computação móvel e ubíqua. Desenvolvimento em ambientes móveis, com foco em aplicações para Android.


Computação Web

Objetivo: introdução ao desenho centrado no utilizador. Introdução ao desenvolvimento, linguagens e frameworks de programação orientadas à Web: Javascript, AngularJS, Node.js. Dar conhecimentos de server-side Javascript.


Business Analytics

Objetivo:conceitos base da modelação e da exploração de dados para apoio à decisão; desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão; desenho de modelos de dados multi-dimensionais; exploração dos dados através de interrogações OLAP; técnicas de data mining; processamento de informação não estruturada; bases de dados NoSQL.


Decorrerá ainda a UC de Seminários, que é ministrada em sessões de 1h ao longo dos seis meses do curso. A matriz de conhecimentos proporcionados pelas UCs é a seguinte:

Programação Informação Sistemas Computação
Fundamentos e Lógica de Programação Algoritmos e Estruturas de Dados Engenheria Informática e as Organizações Sistemas Computacionais
Programação em Java Bases de Dados Sistemas de Informação Empresariais Computação Web
Engenheria de Software Business Analytics Modelação de Sistemas Empresariais Computação Móvel
Integração de Sistemas
Seminários

Docentes


Nome Unidade Curricular
João Pavão Martins Fundamentos e Lógica de Programação
António Menezes Leitão
Francisco Melo
José Tribolet Engenharia Informática e as Organizações
Miguel Mira da Silva
Armando Vieira
José Tribolet Sistemas de Informação Empresariais
Miguel Mira da Silva
Armando Vieira
Rodrigo Rodrigues Sistemas Computacionais
João Barreto
Arlindo Oliveira Algoritmos e Estruturas de Dados
Alexandre Francisco
Luis Russo
Luis Guerra e Silva
David Matos
Rito Silva Engenharia de Software
Paulo Carreira
João Dias Pereira
Pável Calado Bases de Dados
Bruno Martins
Pável Calado Business Analytics
Bruno Martins
Helena Galhardas
Paulo Ferreira Computação Móvel
Nuno Santos
Luis Veiga Computação Web
Daniel Gonçalves
José Alves Marques Integração de Sistemas
Alberto Sardinha
Miguel Pardal
Artur Caetano Modelação de Sistemas
Carlos Mendes
Ricardo Mateus Programação Java
António Rito da Silva

Candidatura


O processo de candidatura será acompanhado de forma personalizada com cada formando, que deverá submeter um processo completo de candidatura que deverá conter:

  • Documentação comprovativa do grau académico obtido e da respetiva classificação;
  • Certificado de Habilitações;
  • Curriculum vitae académico e profissional;
  • Duas cartas de referência preferencialmente provindas de pessoas que tenham contato com o candidato no seu meio profissional;
  • Carta de motivação, com um limite máximo de 700 palavras, expondo as razões que levam o candidato a querer frequentar o SISE e os objetivos que pretende atingir;
  • Uma fotografia tipo passe.